perda de peso

Muitas pessoas começam a correr por uma simples razão: querem perder peso.  E que optima forma de emagrecer!

Para a maioria das pessoas, especialmente as que têm alguns quilos a mais, a corrida é uma optima forma de perder peso. Mas antes de começares a correr à maluca, precisas de te lembrar de alguns constrangimentos que vais ter como corredor novato.


Dar tempo para a adaptação
Primeiro, os ligamentos, tendões e ossos vão-se adaptar mais lentamente à corrida do que o teu sistema cardiovascular. Ao correres apenas três ou quatro dias por semana, durante três semanas, vais chegar ao ponto onde correr 4 ou 5 quilómetros vai-se tornando mais fácil. Neste ponto vais começar a querer ser mais rápido. Resiste a essa necessidade.

Demora várias semanas até que a tua "forma estrutural" apanhe a tua "forma metabólica". Dito de outra forma, vais desenvolver o teu motor- coração e pulmões - mais rápido do que o teu chassis - ossos, tendões e ligamentos.


Esforça-te por seres um corredor consistente
Deverás olhar para a corrida numa perspectiva a longo prazo. Compromete-te a correr regularmente - por exemplo dia sim, dia não - não nas próximas semanas, mas sim nos próximos meses.

Passado algum tempo vais começar a sentir melhorias a vários níveis, por exemplo, mais auto-estima, atitude e uma maior energia no dia a dia. Mas isto só é verdade para a pessoa que se torna num real corredor, e não para aquele que corre de vez em quando.

Voltando à questão principal: Queres começar a perder peso?


Começa por seguir um programa de corrida e caminhada
Deves ser capaz de perder alguns quilos se seguires um plano de treinos que impõe regras fixas. O ideal será começares por um programa do tipo corrida/ caminhada (onde corres por um tempo determinado, depois caminhada e em seguida corrida outra vez). Este tipo de treinos são bons para quem quer perder peso pois faz com que a pessoa se mantenha em movimento durante um longo período de tempo. Num plano deste tipo aguentarás facilmente 30 a 40 minutos enquanto que um programa só de corrida só serias capaz de correr por 20 minutos.

Se o teu objectivo com a corrida é a perda de peso, então estarás melhor servido, pelo menos de início, com exercícios de intensidade mais baixa.


Aumentar a intensidade progressivamente
O próximo passo a considerar, depois de algum tempo a seguir o plano corrida / caminhada (digamos oito semanas), é começares a adicionar alguns exercícios para aumentar a força e a destreza. Podem ser exercícios simples como flexões e agachamentos. Além disso, exercícios de abdominais são óptimos para moldar/fortalecer o abdómen.

Treinos de força são importantes nesta altura, pois em breve vais querer começar a deixar a caminhada e a correr o tempo todo. Mas antes de fazeres isso, precisas de ter a certeza de que todos os teus ossos, tendões e ligamentos aguentam não apenas mais minutos em corrida, mas também alguns minutos a correr mais rápido.  Este será um bom momento para teres um treinador ou pedires a alguém mais experiente neste tipo de exercícios que te ajude.

Como já deves saber, nesta altura, para além de introduzires o treino de força entre o treino de corrida/caminhada, também estás a ser capaz de aguentar mais tempo de treino a cada semana que passa.

Como continuar a perder peso
Depois desta fase inicial, se quiseres continuar a perder peso vais precisar de aumentar o volume de treino, seja mais distância ou tempo de treino. O corpo é muito cauteloso com a perda de gordura. Enquanto que os primeiros quilos podem ser perdidos facilmente, uma corrida de 20 minutos não vai fazer com que continues a perder peso com a mesma velocidade que de início.

Mas agora estás pronto para aumentar a parada. E é um grande momento para te inscreveres para uma prova de 5 Km ou mesmo numa de 10 Km, e seguir o plano de treinos à risca. Neste momento tens resistência e estás em forma para uma prova desta distância.


Sê inteligente na forma como queres progredir
O teu único problema nesta fase é o teu desejo de ser mais rápido. Sem dúvida que estarás a pensar: "Se eu correr mais rápido, não irei queimar mais calorias?"

A resposta é sim, mas o problema é que o risco de lesões também aumenta. É por isso que irás precisar de um bom mentor para te ajudar a aumentar a carga de modo gradual para que o risco de lesões seja mantida num mínimo.

A mesma coisa é verdade se falarmos dos quilómetros percorridos. Poderias pensar: "Se eu perco um quilo com 30 quilómetros por semana, então tenho de tentar correr 50 quilómetros para ver se consigo perder dois quilos"

Deves ser cauteloso quando tentares aumentar a carga. Deverás fazer de uma maneira a que o teu corpo esteja preparado para este tipo de esforço de modo a não teres lesões. E mais uma vez entra aqui o papel do mentor para te orientar e te impedir de tomar os passos errados.

Concluindo, correr é uma óptima forma de perder peso. Tudo o que precisas é de ser paciente, sabendo que vais precisar de muitas semanas e até meses para veres algo de palpável, mas se fores paciente vais ver que todo o trabalho vai acabar por compensar!

Provas disponíveis 

(km)< 2142> 42Total
Portugal 629 4 115 748
USA 0 376 0 376
Brasil 62 0 0 62
Canadá 0 56 0 56
Outros 0 51 0 51

Número total 1293 provas disponíveis

Google+