“Atenas, cidade desportiva”

Atenas tornou-se uma cidade desportiva, na antiguidade já recebia as Panateneias, e depois com a volta dos Jogos Olímpicos, Atenas foi a primeira cidade a albergar estas competições em 1896, passando a ser realizadas de quatro em quatro anos, como na tradição grega.

Estes jogos passaram a ser os Jogos Olímpicos da Era Moderna, sendo realizados no berço dos jogos da antiguidade, e tiveram a participação de 241 atletas, todos homens, representando catorze países do mundo.

Na organização deste evento, não havia qualquer experiencia na organização, então os organizadores dos primeiros jogos quase arruinaram a própria competição, devido a uma diversidade de datas, o que atrapalhou a inauguração dos jogos e a chegada dos atletas dos diversos pontos do planeta.

Mas mesmo assim, a cerimónia de inauguração realizou-se num Domingo de Páscoa, com um discurso de abertura proferido perante cem mil espectadores, após a inauguração de uma estátua que existe até aos dias de hoje, na entrada do Estádio Panathinaiko, estádio de atletismo que era o principal palco das competições, uma maravilha arquitectónica, todo em mármore branco do Monte Pentélico.

Estádio Panathinaiko, em 1896

(Estádio Panathinaiko, em 1896)

Este Estádio foi construído em 566 a.C. e reconstruído em 329 a.C., em 1870 as suas ruínas foram restauradas e em 1895 foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O estádio está localizado no centro de Atenas, a leste dos Jardins Nacionais e da Mansão Zappeion, a oeste do distrito residencial Pankrati e junto à colina de Ardettos, situando-se no local exacto onde se encontrava o estádio da Atenas da antiguidade e onde se realizavam os Jogos Panathinaicos.

(Vista aérea do Estádio Panathinaicos na actualidade)

Em 2004, os Jogos Olímpicos voltaram a ser sediados na cidade de Atenas, a XXVIII Olimpíada, 108 anos depois da primeira Olimpíada da Era Moderna em Atenas.

Mas a Grécia antes de voltar a albergar estes jogos, ainda sofreu um período de dúvidas sobre a sua capacidade de realizar os Jogos, causadas pelo atraso nas obras de construção e reforma dos locais de competição.

Tendo estes locais alguma carga histórica, como o estádio da cidade de Olímpia, em que foram disputados os jogos da antiguidade e que recebeu as provas de arremesso de disco.

A chegada das provas da maratona masculina e feminina e as competições de tiro com arco, foram feitas no estádio Panathinaiko, que foi o palco central dos jogos de 1896.

Mas em 2004, surgem estruturas mais modernas, com a reforma do estádio olímpico, também conhecido por Estádio Spiridon "Spiros" Louis, que acolheu as modalidades de atletismo e as cerimónias de abertura e de encerramento.

A reforma deste estádio foi feita pelo arquitecto Santiago Calatrava, que apresentou o plano geral do projecto em Outubro de 2002 ao governo grego.

Maqueta da remodelação do espaço desportivo do Estádio Olímpico

(Maqueta da remodelação do espaço desportivo do Estádio Olímpico

O projecto de Calatrava envolve a remodelação das instalações do estádio OAKA Spiridon Louis, assim como a sua estrutura e a rede de acessos, que é a principal instalação dos Jogos Olímpicos de 2004.”

Foto do Estádio Olímpico na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2004

(Foto do Estádio Olímpico na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2004)

“ Assim, nascendo na Grécia antiga os jogos olímpicos chegam até aos nossos dias como o esplendor do desporto e demonstrando significativamente a importância deste na nossa sociedade, seja por estes magníficos jogos realizados de 4 em 4 anos, seja por provas realizadas entre as várias modalidades existentes nos nossos dias, ou mesmo pelo simples facto de se praticar desporto para bem estar pessoal, o desporto é uma máxima que predomina desde o nascimento do homem.”

 Este artigo foi cedida pela arquitecta Marta Martins e foi retirado da Tese de Mestrado "As cidades do Desporto - As arquitecturas do desporto na construção de uma identidade urbana". Segue o seu cartão caso alguém a queria contactar:

link para

Provas disponíveis 

(km)< 2142> 42Total
Portugal 629 4 115 748
USA 0 376 0 376
Brasil 62 0 0 62
Canadá 0 56 0 56
Outros 0 51 0 51

Número total 1293 provas disponíveis

Google+