Quem corre regularmente tem nas suas sapatilhas um grande aliado e companheiro.

Sempre ao seu lado, elas merecem cuidados especiais para continuar bonitas e com suas propriedades de amortecimento e estabilidade preservadas, além de livres de odores desagradáveis.

 

Eis algumas dicas de como tratar bem as suas melhores amigas…

 

- É importante manter os ténis sempre secos, pois o calçado húmido deteriora-se mais rapidamente. Após uma corrida ou treino à chuva ou em terreno húmido, coloque-os num local bem ventilado e à sombra. Confirme que estão bem secos antes de os guardar no armário.

- Não tente acelerar o processo de secagem com o secador de cabelo, secador da roupa ou colocando-os a secar directamente sob o sol. O calor resseca as espumas, borrachas e outros materiais presentes na composição do calçado, o que aumenta o desgaste, diminuindo o seu tempo de vida

- Mesmo quando se corre em um terreno seco e o suor é pouco, é importante deixar os ténis “respirar”. Retire a palmilha (que também precisa disso) e deixe o calçado em local arejado e sem humidade.

- Transpiração dos pés é outro factor que gera humidade no calçado. Para piorar, ele possui substâncias corrosivas que, a longo prazo, comprometem a conservação. Por isso, passe sempre um pano húmido dentro do ténis depois de usá-lo.

- Para acabar com odores desagradáveis, um desodorizante apropriado costuma funcionar.

- Se possível, tenha dois pares de ténis de corrida, para revezar entre eles, permitindo o calçado descansar e recuperar suas propriedades de amortecimento. Estima-se que as propriedades elásticas das espumas que compõem a sola demoram perto de 24h a recuperar.

- Além disso, revezar contribui para que o pé tenha uma facilidade maior na adaptação a novos modelos.

- Lave os ténis regularmente, respeitando as indicações do fabricante. Evite temperaturas altas.

 Em média os ténis se bem tratados os ténis conservam as suas propriedades durante muito tempo podendo correr entre 500km a 800km.

Provas disponíveis 

(km)< 2142> 42Total
Portugal 629 4 115 748
USA 0 376 0 376
Brasil 62 0 0 62
Canadá 0 56 0 56
Outros 0 51 0 51

Número total 1293 provas disponíveis

Google+