Sempre preocupadas com a sua imagem , as mulheres estão a aderir cada vez mais à corrida. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Medicina e Actividade Física e do Desporto (Cemafe), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), chegou a conclusões interessantes sobre os benefícios da corrida, para além dos óbvios.

 

Além do menor teor de gordura corporal e do aumento da quantidade de massa muscular em relação ao peso, o estudo revelou que a corrida torna os ossos mais fortes, com mais cálcio e melhora a aptidão física e cardio-respiratória.

Desde que sejam respeitados, os limites individuais, o estudo veio demonstrar que os benefícios são atingidos sem impactos  no sistema hormonal, no ciclo menstrual ou na fertilidade . Uma das preocupações mais frequentes do sexo feminino quando começa a correr.

Noutra pesquisa recente, do Laboratório Nacional de Berkeley, Califórnia, cientistas comprovaram que nas  mulheres praticantes de corrida há uma significativa redução da incidência do cancro de mama, e uma diminuição do risco directo de acidente vascular cerebral (derrame).

Além disso, em cada fase da vida da mulher a corrida as beneficia de diferentes maneiras:

As adolescentes que correm são mais propensas a continuar com o hábito na vida adulta e serem mais saudáveis na 3ª idade, com um menor índice de doenças.

Já nas mulheres adultas – que geralmente têm um excesso de actividades diárias – a corrida contribui para o aumento da tolerância, diminui o stress, reduz significativamente os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e a fibromialgia (síndrome que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura).

 Nas mulheres da 3ª idade, a corrida proporciona a melhora no condicionamento físico e aumenta a auto-estima, diminuindo os riscos de ansiedade e depressão. Pode ser um auxiliar em tratamentos clínicos para osteoporose, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Não importa a idade em que é praticada, a corrida influencia directamente a consciência corporal. Quanto mais corre, a mulher passa a conhecer seus limites de esforço e os limites do seu próprio corpo. Correr só traz benefícios, mas é bom lembrar sempre de procurar um médico antes e um técnico para orientar a actividade.

Provas disponíveis 

(km)< 2142> 42Total
Portugal 629 4 115 748
USA 0 376 0 376
Brasil 62 0 0 62
Canadá 0 56 0 56
Outros 0 51 0 51

Número total 1293 provas disponíveis

Google+