Na segunda parte deste artigo iremos debater o feito de outra das substancias preferidas dos atletas e tentar desmistificar alguns dos conceito existentes.

 Cafeína

 

 Segundo um estudo de 2005 do American College of Sports Medicine, a cafeína tem apenas um modesto poder diurético pelo que a sua ingestão não apresenta grande impacto para consumidores frequentes. Pelo contrário a sua ausência, pode sim impactar através dos efeitos sentidos pela privação do consumo desta substância.

Após ter sido banido da lista de substâncias proibidas da WADA (World Anti-Dopng Agency), em 2005, vários estudos foram publicados sobre os benefícios ao nível da performance em desportos de endurance. Estudos esses com resultados muito díspares, explicados essencialmente pelas diferentes reacções dos indivíduos à cafeína. No entanto uma extrapolação de resultados em laboratório  permitem avançar com aumentos de performance da ordem dos 1 a 2% (à volta de 10 a 50 segundos numa prova de 10km ou de 90 segundos a 4 minutos na maratona).

Os resultados em prova podem ser diferentes dos de laboratório pois um dos efeitos é o aumento dos níveis de adrenalina que alavancados pelos nervos e entusiasmo da competição podem anular os ganhos descritos acima.

Ao nível da maratona um dos principais benefícios encontram-se relacionados com a mobilização de ácidos gordos que permitem usar mais gordura e menos glicogenio para um mesmo ritmo/velocidade, o que resulta numa poupança de glicogenio.

Outro factor importante é o efeito sobre o sistema nervoso central aumentando a concentração e o estado de vigília.

Como efeitos secundários da ingestão de cafeína temos, dores de cabeça, tonturas, ansiedade, nervosismo e distúrbios intestinais.

Assim e como a tolerância e sensibilidade varia imenso de atleta para atleta recomenda-se o seu consumo apenas a quem tem por hábito a sua ingestão em treinos ou provas.

 

 

 Fonte: “Advanced Marathoning” Pete Pfitzinger e Scott Douglas 

Provas disponíveis 

(km)< 2142> 42Total
Portugal 629 4 115 748
USA 0 376 0 376
Brasil 62 0 0 62
Canadá 0 56 0 56
Outros 0 51 0 51

Número total 1293 provas disponíveis

Google+