Os participantes na última Maratona de Macau percorreram quase mais 3 km, perfazendo 45km de prova em vez dos oficiais 42,195km.

 

A organização da Maratona Internacional de Macau justificou hoje o facto de os atletas terem cumprido quase mais três quilómetros de prova com um erro cometido pelo primeiro grupo de corredores. 

"O primeiro grupo composto por atletas convidados enganou-se e cortou à esquerda quando devia ter ido à direita", explicou Chan Pou Si, da organização do evento, ao salientar que os sinaleiros, apesar de indicarem o percurso, acabaram por não conseguir orientar os atletas.

O responsável acrescentou que o início da prova, quando ainda era de noite, e a chuva que se fez sentir no momento da partida podem ter sido causas de confusão. Acresce que só três maratonistas, um dos quais convidado, efectuaram o reconhecimento do percurso, pelo que como os primeiros se enganaram o restante pelotão acabou por ir atrás. 

"Vamos trabalhar para melhorar e evitar estes erros e fizemos tudo para que, tão depressa quanto possível, os atletas regressassem ao percurso definido e seguissem a prova correctamente , explicou o mesmo responsável, salientando que havia dois mil atletas nas ruas de Macau e que não é fácil reorientar as pessoas garantindo sempre a segurança dos corredores. 

Provas disponíveis 

(km)< 2142> 42Total
Portugal 629 4 115 748
USA 0 376 0 376
Brasil 62 0 0 62
Canadá 0 56 0 56
Outros 0 51 0 51

Número total 1293 provas disponíveis

Google+