Filipa Elvas

O run1stplace teve o prazer de a conhecer no passado Domingo após a prova do BES Challeng3, em Cascais. O que chamou a nossa atenção foi a sua alegria, boa disposição e a sua radiante energia.

Pareceu-nos a nós que tal estado de ânimo não podia estar em maior sintonia com o espírito de fraternidade e companheirismo que tantas vezes o atletismo proporciona e para os quais a prova do BES, em particular, tanto contribuiu. Assim, decidimos conhecê-la um pouco melhor.

 A Filipa Elvas apaixonou-se pela corrida, tendo uma predilecção pela prova rainha do atletismo, a Maratona. Até ao momento, participou na Maratona de Helsínquia, Varsóvia, Miami e Chicago, estando ainda inscrita para a maratona da muralha da China, prova em que é a única representante Portuguesa inscrita até ao momento.

Tendo-se iniciado apenas há dois anos nesta modalidade, tem conseguido participar em duas maratonas por ano, tendo já alcançado marcas abaixo das 3h30. Como os seguidores do nosso site bem sabem, estes tempos estão um pouco distantes dos melhores tempos efectuados a nível mundial por atletas do sexo feminino. Veja-se a título de exemplo, o tempo alcançado por Dulce Felix, na passada maratona de Boston: 2h30. Seja como for, qualquer atleta que já tenha participado numa maratona sabe que apenas acabar a prova é já por si um enorme triunfo. 

 Segundo a Filipa, acabar uma Maratona não é no entanto, uma coisa inatingível. Segundo ela, o segredo reside apenas na nossa cabeça.

  O run1stplace preparou um conjunto de perguntas de forma a permitir conhecer um pouco melhor esta atleta:

 Disse-nos que começou a correr maratonas há apenas dois anos e que para si é um passatempo... Já corria ou fazia desporto antes disso?

Sim, comecei a fazer Maratonas há 2 anos. No entanto, desde os 16 anos que pedalava todos os dias, antes de ir para o Liceu e, mais tarde, 

Filipa Elvas Maratona de Chicago 2012

para a Faculdade. Todos os dias, às 6H00, pedalava numa bicicleta estática que estava no jardim em casa dos meus pais, debaixo de um alpendre. Durava 60 minutos o meu treino diário. Tinha um rádio ao meu lado e ouvia música enquanto pedalava. E olhava em frente. Pedalar era o meu Desporto. Mesmo quando chovia ou fazia muito frio, eu estava lá.

Em 2007 entrei na TAP. Sou Assistente de Bordo. O meu Desporto mudou...  Um dia, um Colega meu, o Álvaro Leite, convidou-me para fazer parte da Equipa de Triatlo Clube TAP. Pedalar, eu já conseguia, nadar e correr tinha de aprender... Estive 2 anos na Equipa de Triatlo da TAP. Adorei. Mas, nadar não era "a minha praia", nem mesmo pedalar na estrada... Mas, esforcei-me e sinto muito orgulho em ter realizado as três Modalidades: Natação, Ciclismo e Corrida.  A minha Equipa apoiava-me muito e o convívio entre todos sempre foi fabuloso.

Mas, houve um momento em que senti isto: "Não consigo evoluir mais no Triatlo, o meu caminho não é este." O meu caminho é o Atletismo.

E segui-o com todas as minhas forças. Apaixonei-me pela Corrida, em 2011. É o meu Desporto, o meu Passatempo. A minha primeira Prova foi 8 KM da "Corrida Marginal à Noite", em 2011. (32MIN - 8 Lugar). Nessa noite pensei: "Gosto disto...". Passados uns dias, fiz os meus primeiros 15 KM. "Corrida das Fogueiras" (1:08 - 8 Lugar). E nessa noite pensei: "Continuo a gostar disto...". E passados uns dias, fiz os meus primeiros 21 KM. "Meia Maratona do RIO DE JANEIRO" (1:40 - 30 Lugar). E nessa noite, quando cheguei a Lisboa pensei: "Não gosto apenas disto. Estou é apaixonada por isto e, desejo mais, desejo uma Maratona".

Nesse dia liguei ao meu Amigo e colega, Manuel Machado, que é perito em "Corridas de Longa Distância", como a Ultra Maratona Comrades e perguntei-lhe: "Manuel, podes preparar-me para uma Maratona? Quero fazer os 42 KM.". O Manuel Machado, desde esse dia que é o meu Treinador de Atletismo. E, desde esse dia, que me prepara para todas as Maratonas que realizei até hoje.

Em 2011, fiz a minha primeira Maratona, HELSÍNQUIA, no Dia 20 de Agosto. Era a única portuguesa. Nunca tinha enfrentado os 42 KM. Fui sozinha. Fiz a Maratona em 3:26. Fiquei em 25 Lugar. Terminei 2011 a fazer a Maratona de VARSÓVIA em 3:27, sozinha de novo e, única portuguesa. Nesse dia fiquei em 15 Lugar.

Em 2012, foi a vez da Maratona de MIAMI. Fiz os 42 KM em 3:26. Fiquei em 35 Lugar. A 7 de Outubro do mesmo ano, realizei mais um Sonho... Fazer a Maratona de CHICAGO. Chicago é a minha Cidade preferida em todo o mundo, até hoje. Já a tinha visitado duas vezes, de férias, em 2004/2005. Nunca imaginei que, um dia, pudesse "correr" nela... Mas, isso aconteceu. À terceira vez, no meu último dia de férias, em 2012.

E nunca mais esquecerei esse dia. Nunca me caíram as lágrimas em nenhuma Maratona. Excepto nesta. Passados uns minutos de cruzar a meta, a forma que o meu corpo encontrou de "reagir à Felicidade e ao Orgulho", foi chorando no meio de uma multidão de pessoas. Senti mesmo o que era "chorar de Alegria". Nunca mais me esquecerei dessa sensação, dessa emoção. O meu corpo tremia.

Havia pessoas da Organização que vinham ter comigo e me perguntavam: "Are you feeling well?" Respondi várias vezes "YES... I am too HAPPY...!" Foi a minha melhor Prova. Fiz os 42 KM em 3:23 - 412 Lugar.

 E agora... 

Agora estamos em 2013 e, vou realizar mais um Sonho... A Maratona da Muralha da CHINA. Desta vez, vem também o meu amigo Àlvaro Leite fazer os 42 KM. Ele é um Triatleta, um Ironman, que se vai aventurar a fazer esta Prova emblemática comigo.

Somos os dois Portugueses.  

Temos 10.000 degraus para subir e descer.  Tudo nesta prova é diferente das outras Maratonas... Tudo. Depois desta, tenho em Setembro, a Maratona de BERLIM.

E, até lá... Falta-me realizar as duas Provas de 10 KM do BES CHALLENG3. Gostei muito de participar na primeira Prova, agora em Cascais, no Dia 14 de Abril. PARABÉNS a toda a Equipa e ao BES. PARABÉNS POR TUDO...

 Lembra-se do que a levou a inscrever-se na sua primeira maratona?

O que me levou a inscrever na Primeira Maratona foi a vontade de querer "ir mais longe..." Porque eu consigo chegar lá. Foi o sentimento de realizar isto: "Diante de dois caminhos, escolho o mais árduo. É sempre o melhor."

 

Porque razão já participou em tantas maratonas internacionais e ainda não participou em nenhuma em Portugal? Tanto a Maratona do Porto como a de Lisboa apresentam bons aspectos tanto a nível de organização como a nível paisagístico que tornam estas provas bastante apetecíveis.... Ser assistente de bordo poderá ajudar a responder a esta pergunta?

Sim, ser Assistente de Bordo ajuda a responder a esta pergunta. Ainda não participei em nenhuma Maratona nacional. Apenas por esta razão:  Tanto a Maratona do Porto, como a Maratona de Lisboa, coincidiram sempre com as Maratonas em que já estava inscrita à quase um ano atrás. Eram muito próximas umas das outras. Como só faço duas Provas por ano, nunca fiz, por enquanto, nenhuma das Maratonas nacionais.

Mas, ainda falta muito para este Ano terminar! 

A minha profissão é fabulosa... Por tantas razões, que me fazem tão feliz e realizada. Mas, para esta Entrevista, em que o Tema é o Desporto, posso dizer que é perfeito correr em cada país diferente. Os meus treinos são assim... Onde quer que esteja, vou correr. Com chuva, com neve ou, com calor... Nesse dia, nessa cidade, eu estarei a correr. Prefiro correr com frio e com neve. Não me adapto ao calor. As minhas cidades preferidas para correr, são: LISBOA, PORTO, SÃO PAULO, GENÉVA, ZURIQUE, BRUXELAS, BARCELONA, MADRID e RIO DE JANEIRO.

São os meus destinos preferidos para praticar o meu Passatempo. Destinos para onde a TAP voa. Quando chego, sei que dedicarei um tempo ao treino. Depois da Corrida, ou antes, vou passear ou fico a descansar. 

 

Costuma mostrar a bandeira portuguesa ao cortar a meta?

Agora, na Maratona da China vou levar a Bandeira Portuguesa. Em duas das Provas que fiz, quando cruzei a meta foi com muito Orgulho que ouvi: "... And now, Filipa from Portugal...! ou "...In this moment, Filipa from Lisbon!"

 

Referiu o aspecto psicológico como factor de sucesso numa prova deste tipo. Em que costuma pensar nos momentos de fraqueza que sente algures no decurso dos 42km?

O aspecto "Psicológico" é tudo, ou quase tudo, numa prova de 42 KM. A força da mente é maior do que a força do corpo. Numa Maratona, ainda não consegui perceber bem em que penso.  Sei e sinto que vou no meu nível de concentração e de inspiração máxima.  Penso nos meus Treinos diários, penso no meu Esforço de 4 meses, penso em tudo o que fiz com Dedicação e com Alegria, em cada cidade onde corri.

Penso na minha Família, nos meus Amigos, no meu Treinador e em todas as Pessoas que passaram pela minha Vida e que fazem parte dela. Eu sei que, em pensamento "estão ali", ao meu lado. Tenho a certeza.

O que é importante é invisível aos olhos. 

Nunca treinei com música enquanto corro. Vou sempre em silêncio. Sozinha. A qualquer hora. Escuto a minha respiração, o meu coração e os meus passos. Numa Prova vou assim. Concentrada em tudo... A viver a Prova. Mas, a "olhar sempre para mim". Concentro-me em mim própria, sim, mas também, nos atletas que me rodeiam e na paisagem.

Mas, por vezes, não penso em nada.  

Sou duas "Filipas diferentes" enquanto faço uma Maratona. Nos primeiros 21 KM, sou menos forte, não consigo explicar por palavras. Corro mais devagar. Depois dessa fase, sou "outra Filipa"... Com outra força interior e com outra força física. O segredo da minha Força está na minha vontade. A minha mente nunca encontrou, até agora, um momento de fraqueza.

 

Quanto tempo costuma dedicar aos treinos por semana?

O meu Treinador faz-me os Planos por Semana. Treino 4 meses para fazer 42 KM. Só tenho um dia de descanso por semana.

 

É fácil para si conseguir conciliar o trabalho/família e a prática deste desporto?

É fácil conciliar o meu Trabalho/Família com a Corrida. Muitas vezes, ou quase sempre, treino à noite, depois de ter estado com a Família e com os Amigos. Nunca tenho horário certo para treinar. Nem posso, devido à minha Profissão. Mas, nada nos meus dias fica condicionado pela Corrida. Nada fica por fazer. Almoços de Família, Jantares com Amigos, ou Cinema ou Viagens... Tudo se realiza. A Corrida está lá apenas um "tempo", em cada um desses dias. O Treino é para ser cumprido. Não há desculpas. Porque, a Maratona está à minha espera. E nesse dia, eu darei tudo de mim, como fiz todos os dias, durante 4 meses.

Tudo depende destas qualidades: Força de Vontade, Perseverança e Decisão Firme.

Há tempo para tudo na vida.  

O que acha que mudou em si pelo facto de praticar atletismo?

Sou a mesma Filipa de sempre.

 

Esta semana ocorreu um grave acidente/atentado na maratona de Boston. Do seu ponto de vista, vai repensar a sua participação em futuras maratonas?

semana aconteceu a triste realidade que o mundo assistiu na Maratona de BOSTON.

Não consigo falar nisso agora.  

Porque não tenho palavras para exprimir o meu sentimento de tristeza e de revolta pelo que aconteceu na Maratona mais antiga do mundo, que representa um Sonho para tantos Atletas. Estarei lá em 2014.

 

Há alguma coisa que gostaria de partilhar com o run1stplace que nos tenhamos esquecido de perguntar?

A Equipa RUN1STPLACE está de PARABÉNS... E não se esqueceu de perguntar nada. Vou CORRER. 

... Cada um de nós faria mais coisas se as julgasse menos impossíveis. 

Provas disponíveis 

(km)< 2142> 42Total
Portugal 629 4 115 748
USA 0 376 0 376
Brasil 62 0 0 62
Canadá 0 56 0 56
Outros 0 51 0 51

Número total 1293 provas disponíveis

Google+