Corrida do Aeroporto

Prova lisboeta que vai agora na sua 5 edição. Pode-se dizer muita coisa sobre ela mas o mais se nota é, acima de tudo, a sua evolução, mas já lá chegamos a isso.

Acessos

Os acessos à prova são bastante bons. A forma ideal de chegar à prova é o metro, já que este não fica nada longe (+- 2 Km dependendo da paragem e do caminho seguido) e sempre se pode aproveitar para fazer um pequeno aquecimento. Ir de carro também é uma opção válida, a organização disponibiliza parque grátis, e existem bastantes espaços por perto para estacionar a viatura. No entanto o parque enche muito rapidamente e o melhor será não deixar a viatura demasiado próxima da partida pois é complicado arranjar lugar e no fim sair.

Custo

O valor de 8 € não se reflecte no valor do material que se recebe. No total um atleta recebe 1 t-shirt técnica, 2 águas (+durante a prova), 1 maçã e 1 crachá. Reflecte isso sim na excelente organização, com colaboradores ao longo de toda a prova em diversos pontos, evitando eventuais "corta-mato" e diploma digital. No fim de contas é um valor bastante razoável.

Casas de banho

Infelizmente não fui verificar a sua condição e por isso lamento não poder informar sobre o assunto.

A partida

Como é habitual, esta é uma parte muito complicada de qualquer corrida. O espaço para a partida é aberto cerca de 10 minutos antes do inicio da corrida, é relativamente amplo e dado ao número de participantes não é muito claustrofóbico. No entanto, não existe qualquer diferenciação entre atletas. Para se arranjar um bom sitio é necessário estar bem colocado aquando da abertura do espaço. Para quem ficar mais atrás o inicio é um pouco mais lento, dado que muitas pessoas que vão fazer tempos mais modestos ainda insistem em partir à frente.

Pontos de água

Na realidade deveria ser ponto de água, visto que existe apenas um aos 5 Km. Pouco existe a dizer. Este é constituído por 3 bancadas, devidamente espaçadas e colocadas logo após uma curva do percurso. Não existiram complicações de maior, especialmente nas bancadas 2 e 3, dado que como é habitual as pessoas apinham-se sempre um pouco na primeira. Todas as bancas estavam do lado direito. O ponto poderia estar 200 metros mais à frente visto que existe uma grande avenida no local, isto iria permitir uma melhor visualização das bancadas e um menor congestionamento nas mesmas. A água é dada em garrafas de 33 cl, por vezes abertas, por vezes fechadas, consoante a densidade de corredores e o tempo disponível dos colaboradores.

O percurso

Esta é uma das características principais desta prova. O percurso divide-se (mais ou menos) em 85% estrada, 14% trail e 1% pista dando a oportunidade aos corredores de experimentarem cada tipo de piso. Com o piso seco, não surge qualquer tipo de problema, porém quando chove algumas partes podem tornar-se escorregadias e o percurso dentro do parque pode apresentar alguma lama. Existem muito poucos paralelos e o terreno no parque não tem muitas pedras, assim os corredores minimalistas não deverão ter qualquer problema.

Altimetria

Esta é uma corrida complicada pois a quantidade de desnível, quer positivo quer negativo é elevado. Na primeira parte do percurso (+-6 km) o desnível existe mas não é demasiado penoso para as pernas mas no resto da prova, aquando da entrada para o parque da quinta das conchas existem pelo menos duas subidas muito acentuadas com as quais se deve ter cuidado. Esta não é uma prova para bater recordes pessoais e as pessoas iniciantes ou com baixa forma física irão sentir dificuldades.

Fim de prova

Dado o número de participantes (cerca de 2000) não existiram engarrafamentos, a entrega de chip e a entrega de sacos de oferta foi feita com rapidez e ordeiramente e o espaço para alongar e descomprimir é amplo. Este ano a organização ofereceu para além da água, uma maçã embalada que caiu muito bem no estômago.

Resultados dos tempos

Este ano foi fantástico. Apenas 2:30 do inicio da prova, já estavam disponíveis todos os resultados. Isto é um caso muito bom e muito raro!!!

Evolução da prova

Da 4ª para a 5ª edições, o número de participantes duplicou (de 1000 para 2000). Existem agora mais policias, mais colaboradores, mais sinalização e a prova parece melhor organizada. A prova também aumentou o seu percurso passando dos anteriores 9 Km para os 10 Km e os resultados da prova ficam disponíveis um par de horas após a prova. O resto mantém-se semelhante. Vejamos como será para o ano que vêm!

Resultado Geral

Numa escala de 1 a 10 leva um honroso 8.

 

Esta review foi escrita por um dos participantes na prova, o Bruno Oliveira. O runs1tplace está-lhe bastante agradecido por esta opinião.

Obrigado

Provas disponíveis 

(km)< 2142> 42Total
Portugal 629 4 115 748
USA 0 376 0 376
Brasil 62 0 0 62
Canadá 0 56 0 56
Outros 0 51 0 51

Número total 1293 provas disponíveis

Google+