Há uns tempos atrás, quem pretendesse registar os percursos necessitava de comprar por exemplo um sistema GPS específico ou um relógio para o efeito. Com o aparecimento dos smartphones, passamos a ter um equipamento 2 em 1: por um lado serve de telefone e por outro serve de GPS.

Durante os próximos reviews iremos analisar algumas das mais utilizadas Apps para registo da actividade física.

Desta vez o focus cai na App Nike+, originalmente disponível apenas para iphone, foi recentemente disponibilizado também em Android, passando também a ser grátis em todas as plataformas.

Ao contrário de outras plataformas, esta dedica-se exclusivamente ao running.

Após login na aplicação podemos escolher entre ver o nosso histórico de treinos ou iniciar uma corrida ou entrar num desafio. Tudo isto acompanhado por uma interface gráfica bastante apelativa e intuitiva.

No histórico é possível aceder ao diário de treinos que apresenta detalhes  como: distância , tempo, velocidade, calorias gastas... Para cada entrada do histórico é possivel ver num mapa o percurso realizado.  Num outro separador é possível  consultar gráficos com os totais por mês.

O modo de corrida permite selecionar entre corrida simples, ou especificar uma duração específica quer em termos de tempo ou distância, tudo isto enquanto ouvimos as nossas músicas preferidas.  Incluindo um PowerSong, funcionalidade que permite selecionar uma música que pode ser activada sempre que for necessário motivação extra.

Os dados de cada treino são automaticamente sincronizados com o site nikeplus.com. Aí é possível consultar com ainda mais detalhe toda a nossa informação assim como propor objectivos e lançar desafios.

 

 

No site é possível também criar planos de treino adaptados aos objectivos pessoais, que vão desde “Walk to Run” até aos mais específicos com vista às principais distâncias, 10k e Meia Maratona.  Outra funcionalidade prende-se com a possibilidade de ser possível obter informação comparativa, através de gráficos, entre o treino executado e o inicialmente planeado.

Uma das mais apreciadas funcionalidades prende com as funcionalidades de rede social, nas quais podemos acompanhar os treinos dos amigos, entrar em desafios  e até mesmo sentir o seu apoio mesmo à distância via facebook. Sendo, provavelmente, a plataforma mais antiga não é de estranhar que seja também a que mais membros tem, o que torna bastante apetecível.

 

Outra caracteristica que distingue esta App das demais é a possibilidade de realizar treinos indoor recorrendo ao acelerómetro, ideal para quem treina no ginásio.

Prós: Interação social, Interface gráfico, Comunidade on-line

Contras: Informação pouco detalhada para corredores avançados

 

 

Provas disponíveis 

(km)< 2142> 42Total
Portugal 629 4 115 748
USA 0 376 0 376
Brasil 62 0 0 62
Canadá 0 56 0 56
Outros 0 51 0 51

Número total 1293 provas disponíveis

Google+